sexta-feira, 22 de maio de 2009

Solo do Egito


Terra cultivável: 2,87%
Colheita: 0,48%
Deserto: 96,65% (2001)


Uso da terra

- Terra arável
- Cultivos permanentes
- Outros

O relevo do Egito


O Egito pode ser dividido nas seguintes regiões:
O Deserto do Leste: Inclui o planalto que se estende desde o vale do Nilo até o Mar Vermelho, também localizando-se nesta região o Sinai que inclui o Monte Catherine, a montanha mais alta do Egito, com 2.642 metros.
O Deserto do Oeste: Corresponde a cerca de 68% do território total do país. Compreende a região desde o vale do Nilo até a fronteira com a Líbia e ainda desde a costa do Mar Mediterrâneo até a fronteira com o Sudão.
O Vale do Nilo: É a área mais habitada do Egito. Este fértil vale corresponde a uma faixa de 11 a 15 km ao longo do Rio Nilo e mais aproximadamente uns 9.600 km2 no Delta do Nilo. O comprimento total do Nilo no Egito é de 1.440 km.No o Egito há o grande planalto desértico do Saara, com as depressões de Qattara.

O relevo da Itália


A Itália possui um relevo variado. Tem altas cordilheiras ao norte, com o ponto culminante, o Monte Branco com 4810m. Possui montanhas altas ao longo da península, com os Apeninos que formam o esqueleto da Itália. Também possui planícies, como a do . Dois vulcões ativos existem no país: Etna e Vesúvio.

O clima do Egito


A precipitação é baixa no Egito, exceto nos meses de Inverno. Ao sul de Cairo, a precipitação média é de apenas cerca de 2 a 5 mm ao ano, em intervalos de muitos anos. Numa faixa estreita do litoral norte, chega a 410 mm, concentrada principalmente entre Outubro e Março. As montanhas do Sinai e algumas cidades litorâneas ao norte, como Damieta, Baltim, Sidi Barrany e, mais raramente, Alexandria, vêem neve.
As
temperaturas médias situam-se entre 27º e 32°C no verão, chegando a 43º no litoral do mar Vermelho, e entre 13 e 21°C no inverno. Um vento constante de noroeste ajuda a baixar a temperatura no litoral mediterrâneo. Outro vento, o Khamsin, sopra do sul na primavera, trazendo areia e poeira, e pode elevar a temperatura no deserto para mais de 38°C.

O clima da Itália


O clima da Itália varia de região para região. O norte da Itália (Milão, Turim e Bolonha) tem um clima continental, quando ao sul de Florença apresenta o clima mediterrânico, com verões tipicamente seco e ensolarado. O clima das áreas litorâneas da península é muito diferente do interior, particularmente nos meses de inverno. As áreas mais elevadas são frias, úmidas e frequentemente recebem a precipitação de neve. As regiões litorâneas tem um clima mediterrâneo típico com invernos amenos e verões quentes, geralmente secos. Há diferenças notável nas temperaturas, sobretudo durante o inverno: em certos dias em Dezembro ou Janeiro pode nevar em Milão a -2°C, enquanto em Nápoles as temperaturas estão em +12°C. Certas manhãs, em Turim pode amanhecer com -12°C, quando no mesmo tempo Roma se encontra com +6°C e Reggio Calabria +10°C. No verão a diferença é mais clara, a costa leste não está tão úmida como a costa ocidental, mas no inverno está geralmente mais fria.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Localização do Egito


Situado ao nordeste da África, o Egito, ao norte, é cercado pelo mar Mediterrâneo, ao sul pelas cataratas do rio Nilo na Núbia (Sudão), a oeste pelo deserto da Líbia e ao leste faz fronteira com o Mar Vermelho.

Fica em duas zonas: a Zona Tropical e a Zona Temperada.

Localização da Itália



A Itália é um país localizado no sul do continente europeu, ocupando quase toda a Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e da Sicília. O país compartilha o seu limite alpino do norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovénia. O país também compartilha uma fronteira marítima através do mar Adriático com a Croácia e a Eslovénia e através do Mar Lígure com a França.
A Itália se localiza totalmente no Hemisfério Norte e Hemisfério Ocidental. Está localizada na Zona Temperada do Norte.